Fashion

MULHERES QUE INFLUENCIAM O MUNDO

THANDO HOPA

Para fechar com chave de ouro nossas homenagens ao mês da mulher, nada como esta guerreira que mudou de profissão para conscientizar o mundo sobre o preconceito contra o albinismo que acontece no continente africano. Thando Hopa é uma negra africana albina que foi descoberta por um olheiro do mundo da moda. Ela é advogada e, na época atuava na área, mas quando descobriu que através da moda podia alertar o mundo sobre o sofrimento que sempre viveu, não pensou duas vezes e abraçou a outra profissão. Segundo ela o preconceito contra albinos na África é desconhecido no resto do mundo: “Na juventude, não saía de casa sem muita maquiagem para escurecer a pele. E, mesmo assim, me apontavam na rua, diziam que eu era filha do demônio e cuspiam quando eu passava. Lá o albinismo pressupõe debilitação física, um drama social. Os coleguinhas da escola não tocavam em mim.” A ativista ganhou voos altos no mercado da moda, mas não esquece o motivo de ter entrado neste mundo: “Não vou descansar enquanto souber que ainda existem crianças passando pelo que passei, principalmente em países como a Nigéria, onde, segundo estatísticas, uma em cada 5 mil pessoas é albina. Lá e também na Tanzânia, o infanticídio de bebês albinos é comum”. É uma causa muito nobre e ela merece todo o nosso respeito por estender seu olhar aos seus semelhantes, vocês não acham?

 

ELSA SCHIAPARELLI

 

Chegamos à nossa terceira homenagem às mulheres poderosas que influenciam o mundo. E hoje iremos destacar a ilustre estilista italiana Elsa Schiaparelli, nascida em 1890, ela faz parte de um seleto grupo de representantes femininas da alta costura que atuaram no período entre guerras. Uma curiosidade: sua maior rival foi Coco Chanel. Prontas para conhecer e admirar?
Elsa era qualificada como conceitual e revolucionária. Dentre as características de suas criações, consta o uso de cores fortes, modelagens transgressoras para a época conservadora, como ombros quadrados e cinturas ajustadas, zíperes na alta costura e estampas extravagantes. E foi exatamente por essas características do seu trabalho excêntrico que ela e Coco Chanel se tornaram rivais. Suas ideias eram totalmente opostas, enquanto Coco produzia roupas funcionais, finas para a mulher moderna, Schiaparelli ascendia ao sucesso cheia de originalidade e nada minimalista.
Ao se mudar para os Estados Unidos teve seu primeiro contato com o Surrealismo, e da sua parceria com Salvador Dalí resultaram criações impressionantes e inspiradoras, usando objetos do ambiente familiar e cotidiano. Ela, sem dúvidas, tinha o poder de transformar realidades! Hoje, uma inspiração para nós pelo seu espírito visionário e experimental. Um talento inesquecível!

 

ABISOYE ABOSEDE AJAYI

 

 

Defensora das mulheres nigerianas e empreendedora social, prazer Abisoye Abosede Ajayi. Com apenas 33 anos, Absoye já deixou sua marca, fundou a Pearls Africa Youth Foundation, uma organização não governamental destinada a educar jovens em áreas carentes da Nigéria com habilidades de tecnologia. O mundo já a reconheceu, foi nomeada como uma dos “CNN Heroes” do ano de 2018 e ultimamente como uma das “100 Mulheres BBC”. Através da sua carreira na área de tecnologia ela percebeu que os cargos nesta área na Nigéria, são ocupados por apenas 8% das mulheres do país. À partir daí decidiu ajudar com uma organização sem fins lucrativos a incentivar o gênero feminino no seu campo. Estamos simplesmente fascinadas com esta mulher que já treinou mais de 400 jovens carentes para ganharem seu próprio espaço, não só financeiro, mas intelectual, valorizando o poder feminino. Nossa segunda homenagem do mês da mulher vai para Absoye, ela influenciou o mundo!!!

 

 

 

IRIS APFEL

 

 

Empresária, decoradora, designer de interiores e agora modelo. Iris Apfel um dos maiores ícones fashion . Aos 97 anos leva a vida com entusiasmo e muita cor. Participou de vários projetos de restauração da Casa Branca e ganhou sua própria exposição no MET ( Metropolitan Museum of Art ) em Nova York rendendo assim um tour pelos Estados Unidos. Considerada ícone da moda pelas roupas fascinantes e as misturas excêntricas, não é só no vestir que ela chamou atenção do mundo, mas na energia e liberdade de viver. Nos negócios começou a empresa têxtil, Old World Weavers, com o falecido marido Carl Apfel. À partir daí não parou mais e sua última empreitada é a carreira de modelo, estreando em várias campanhas publicitárias e acumulando mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. A sua criatividade e bom astral se refletem na forma de vestir, comumente usa acessórios grandes e divertidos que também afirmam seu espírito jovem. Nossa musa de hoje é ela, você não acha que merece uma homenagem? Com certeza o que ela mais se orgulha é trazer para nossas vidas a independência de ser mulher. E já que nosso tema deste mês permeia todo o universo feminino e as facetas que assumimos nos nossos diversos papéis Iris Apfel é a pitada de admiração que precisamos. Um misto de leveza,perseverança, sucesso e firmeza. Ela nos representa!!!